27/01/10

A nossa Nova e Linda Biblioteca § *u* § na Semana das Diferenças!

Na "Semana das Diferenças"
tudo pode acontecer,
meninos que falam com as mãos,
e outros meninos que com as mãos podem ler...
 
E foi isso que aconteceu,
quando a biblioteca fomos visitar,
conhecemos UM RENOVADO ESPAÇO
e uma LINDA História ouvimos contar.
 
Hellen Keller foi a heroína
que a Educadora Paula nos quis apresentar;
uma célebre menina Cega e Surda,
que Ann Sulivan conseguiu ajudar!
 
E não é que vimos nesse seu livro,
o alfabeto gestual que a professora nos ensinou?
Assim como o albabeto Braille
Que Hellen Keller experimentou.

E sabem que em Portugal também há,
crianças que com máquinas especiais, o sabem escrever?
Para que com uma super sensibilidade
outras crianças cegas possam ler!

Nós também experimentámos
com os dedos, essas letras ler,
e com uns pontinhos especiais
os nossos nomes soubemos escrever.

A todos os meninos "Especiais"
Um grande BEIJINHO queremos mandar,
Dizer-lhes que nunca os esquecemos
E que com o nosso carinho podem contar!
*****************************

"Hellen Keller - A Menina do Silêncio e da Noite"!  
(Esta, é uma história verdadeira)
 
Há cem anos, na América, nascia uma menina loira. O pai e a mãe estavam muito felizes. Chamaram-lhe Helen Keller. Helen é um bonito nome.
Por volta dos dezoito meses, Helen adoeceu. E, quando ficou boa, os pais aperceberam-se de que ela já não via nem ouvia nada. Tinha-se tornado cega e surda. Entretanto, crescia, brincava, comia e corria, como as outras crianças; só que não se lhe podia explicar, dizer ou mostrar nada. Nós que vemos, sabemos que o céu é azul, vemos o sorriso da Mamã e do Papá, vemos os animais e tudo o que se passa em nossa casa, lá fora, na rua, nos campos e por todo o lado. Helen não via nada. Nós que ouvimos, ouvimos a voz dos nossos pais, ouvimos baterem à porta, ouvimos o ruído dos carros e ouvimos música. Helen não ouvia nada. Em todo o lado, ouvimos sempre qualquer coisa, mesmo à noite, quando dormimos. Quando se é surdo, não se compreende o que dizem as pessoas, por que é que se riem, por que se zangam, por que falam. Não podemos repetir as palavras, para aprender o nome das coisas. Não podemos falar para perguntarmos o que queremos. E, sobretudo, não temos palavras para pensar. Os que são apenas cegos têm ouvidos para ouvir e perceber o que se passa à sua volta. Os que são apenas surdos, têm olhos para ver e compreender o que se passa ao seu redor. Mas ser ao mesmo tempo surdo e cego, é terrível! É como se estivéssemos sempre sós no silêncio e na noite. Helen estava assim, completamente só no silêncio e na noite. Os pais não sabiam o que fazer para lhe explicar as coisas. Muitas vezes Helen enfurecia-se e partia tudo o que encontrava, rasgava as roupas, comia com as mãos e atirava o prato ao chão; batia na irmã mais nova e gritava. Então os pais choravam porque não sabiam o que fazer para lhe ensinar o que ela não sabia, e para lhe fazer compreender que a amavam muito. Helen estava muito triste. Muitas vezes, ficava sentada no chão e chorava o dia inteiro. Helen estava só no silêncio e na noite e sentia-se muito infeliz. Os pais deixavam-lhe fazer tudo o que ela queria. Nunca a castigavam, e Helen era ainda mais infeliz. Quando fez sete anos, os pais tiveram uma boa ideia: pediram a uma professora para vir morar com eles. Chamava-se Ann Sullivan e tinha dezoito anos. Já tinha sido cega, mas fora operada e agora via. Estava decidida a ajudar crianças cegas. Conhecia muitos jogos para cegos. Mas Helen era cega e surda, e Ann não sabia se conseguiria vir a "falar" com Helen. A princípio, Helen era muito mazinha com a sua professora e não queria aprender nada. Não gostava de ser mandada porque estava habituada a fazer tudo o que queria. Mas Ann era muito paciente. Ensinou-lhe muitas coisas: enfiar pérolas, tricotar e coser. Separar os objectos redondos dos quadrados, e os duros dos moles. E, pouco a pouco, Helen tornou- -se gentil e asseada. Não se podia servir dos olhos nem dos ouvidos, mas tentava compreender muitas coisas com as mãos. E foi com as suas mãos que Helen aprendeu a falar. Um dia, Ann, tocando-lhe nas mãos, fê-la compreender, enfim, que lhe ensinava, deste modo, o nome das coisas. Percebeu, assim, que tudo tinha um nome: as coisas, os animais, as pessoas. Aprendeu o seu nome, "Helen", e "Papá" e "Mamã" e "Professora". E quando Helen tocava com as suas mãos nas do pai, dizendo Papá, ele chorava de alegria. Era formidável. Então, Helen aprendeu a ler seguindo com os dedos as letras para os cegos. E, mais tarde, conseguiu falar com a sua voz; mas era muito difícil, porque não ouvia o que dizia. Helen era muito inteligente e aprendia depressa. Queria saber tudo. Foi à escola com Ann, que a acompanhava para todo o lado e lhe dizia, com as mãos, tudo o que diziam as professoras. E Helen fazia os trabalhos de casa na sua máquina de escrever. Tornou-se tão inteligente que passou num exame difícil em que nenhuma rapariga do seu país tinha conseguido passar. Helen tornou-se célebre e todos queriam conhecê-la. Viajou muito. Foi a todos os países explicar às pessoas que era preciso ocuparem-se das crianças surdas e cegas, porque elas também podiam compreender, aprender como ela, e serem felizes. Helen sabia que tinha tido muita sorte: tinha uns pais que a amavam, e que haviam podido pagar uma professora só para ela. E, sobretudo, tinha Ann, que era muito inteligente e paciente. Helen gostaria que todas as crianças cegas e surdas fossem ajudadas e amadas como ela foi. Agora, graças a Helen Keller e a Ann Sullivan, sabemos ocupar-nos melhor de crianças que não vêem e que não ouvem."
Por: Anne Marchon "Helen, a menina do silêncio e da noite"
Desabrochar – Editorial, 1988

3 comentários:

Anónimo disse...

Amei conhecer a história de uma pessoa especial tão célebre e desses lindos trabalhos que têm vindo a realizar.

De Certeza que os meninos especiais irão ficar muito felizes e agradecidos de vocês os acarinharem e tornarem tão especiais.

Anónimo disse...

Olá professora, gostei muito de a ter conhecido não só como amiga, mas como pelo carinho. Muito obrigada por vir para a nossa turma, onde eu também tenho prazer em estar. Também *gosto* de um rapaz da minha turma, mas não me vou referir a ele. OBRIGADA por nos ter conhecido :)

Ana Isabel e Conceição Cafumana com todo o carinho e um beijo do tamanho do mundo e do universo inteiro=)

CiberAmigos disse...

RESPONDENDO à Ana Isabel e Conceição...
Olá amiguinhas lindas. Espero que continuem a gostar muito da Turma, da Escola e da Professora, claro;-).

Que sejam SEMPRE FELIZES...


OBRIGADA pela "prendinha" da Lara e do Francisquinho =).

Muito Obrigada por todo o carinho e beijinhos fofos,
da professora Amiga L.V.

Os livros que já lemos!!!

Estas imagens (desenhadas por nós, capas de livros ou bonequinhos representativos) são alguns dos títulos dos livros que lemos ao longo do Ano Lectivo. Os que não estão aqui representados, é porque não conseguimos desenhá-los, ou pela falta de tempo para os transferirmos, pois como sabem, agora com a nossa Biblioteca da Escola estamos sempre a requisitar mais e mais, além daqueles que levamos da Biblioteca da Sala, por isso é nos díficil, apresentá-los aqui todos. Mas todos, são lembrados por nós, porque ajudaram-nos a ter este prazer de ler... "cada vez mais e melhor!" Espero que se divirtam e desejem também ler cada vez mais! Com um abracinho dos Ciberleitores@miguinhos.

FOREVER FRIENDS

Sabem o "Quanto Gosto de Vós" Ciberturminh@miga?

Façam-me o favor de Ser FELIZES!

Ciberturminh@amiga

Estas Fotos não são nossas, como todos sabem e queremos muito agradecer aos seus Autores! Mas gostaríamos muito de poder aproveitá-las para que imaginassem que somos nós...

Com todo o carinho, simpatia e amizade demonstrada...
parecem mesmo uns lindos CiberAmigos!!!








Ambiente AMIGO... VAMOS PROTEGER-TE!!!

É isto que queremos para o Nosso Planeta???

Alerta à Gripe A - É Apenas Protecçã0

"Amigos do Ambiente"

Resultado da parceria entre a Quercus, a RTP e a Caixa Geral de Depósitos, "AMIGOS DO AMBIENTE" é uma série de desenhos animados que pretende transmitir ao público infantil conselhos ambientais de aplicação prática no dia-a-dia em cerca de um minuto. A partir de 15 de Março de 2010, a rubrica poderá ser vista todos os dias no espaço infantil da RTP2 e ao fim-de-semana no bloco da RTP1 para os mais novos.

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