27/02/10

Livro Fechado de António Torrado

Li esta história e acheia-a muito bonitinha.... então achei que também gostariam de conhecê-la!

Espero que cada um já tenha encontrado o seu  livro muito especial!


Livro Fechado

 Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.

Nunca ninguém o abrira nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.

Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.

Um dia, mais não podendo, queixou-se:

— Ninguém me leu. Ninguém me liga.

Ao lado, um colega disse:

— Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.

— É o teu caso? — perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.

— Por sinal, não — esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. — Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.

— Quem me dera essa sorte — disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. — Por mim só me passaram os olhos. Página sim, página não… Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.

— Eu também — falou, perto deles, um livrinho estreito. — Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.

— Isso não é trabalho para livro — estranhou o calhamaço.

— À falta de outro… — conformou-se o livro estreitinho.

Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele… Suspirou.

Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar, ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre uns joelhos.

— Tem bonecos esse livro? — perguntou a voz de uma menina, debruçada para o livro, ainda por abrir.

— Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te — disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.

Começou a folheá-lo, e enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:

   — Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu     nasceste.  Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
    — Lê — pediu a voz da menina.
    E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.

    Às vezes vale a pena esperar.



 

História retirada do livro 100 Histórias Bem-Dispostas, Edições ASA.


Texto: António Torrado


Ilustração: Maria do Carmo Cunha

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem me dera ter um livro assim especial, à minha espera...

Mas pelo menos temos este Blog, sempre à nossa ESPERA... e está cada vez mais LINDO!!!

Elisabete Rodrigues disse...

Olá!

Sempre que me aproximo um pouco de um lugar onde fui feliz, fico com uma timidez no rosto que nem me é característica...

Sobre estas cores, acho-as bonitas, mas dantes também pensava mais ou menos assim. O que importa não é a cor, como na história d'"O Sapo Apaixonado", mas o que realmente se sente, assim como o que se faz com isso. Aqui há Amor. Que mais se pode desejar em tudo o que se faz, tem ou aprende na vida?!

Parabéns e obrigada pelo carinho que sinto sempre presente e me dá muita força.

(Se clicarem no meu nome, vão ter a uma janela para um pedacinho do meu trabalho.)

Beijinhos grandes.

:)

Os livros que já lemos!!!

Estas imagens (desenhadas por nós, capas de livros ou bonequinhos representativos) são alguns dos títulos dos livros que lemos ao longo do Ano Lectivo. Os que não estão aqui representados, é porque não conseguimos desenhá-los, ou pela falta de tempo para os transferirmos, pois como sabem, agora com a nossa Biblioteca da Escola estamos sempre a requisitar mais e mais, além daqueles que levamos da Biblioteca da Sala, por isso é nos díficil, apresentá-los aqui todos. Mas todos, são lembrados por nós, porque ajudaram-nos a ter este prazer de ler... "cada vez mais e melhor!" Espero que se divirtam e desejem também ler cada vez mais! Com um abracinho dos Ciberleitores@miguinhos.

FOREVER FRIENDS

Sabem o "Quanto Gosto de Vós" Ciberturminh@miga?

Façam-me o favor de Ser FELIZES!

Ciberturminh@amiga

Estas Fotos não são nossas, como todos sabem e queremos muito agradecer aos seus Autores! Mas gostaríamos muito de poder aproveitá-las para que imaginassem que somos nós...

Com todo o carinho, simpatia e amizade demonstrada...
parecem mesmo uns lindos CiberAmigos!!!








Ambiente AMIGO... VAMOS PROTEGER-TE!!!

É isto que queremos para o Nosso Planeta???

Alerta à Gripe A - É Apenas Protecçã0

"Amigos do Ambiente"

Resultado da parceria entre a Quercus, a RTP e a Caixa Geral de Depósitos, "AMIGOS DO AMBIENTE" é uma série de desenhos animados que pretende transmitir ao público infantil conselhos ambientais de aplicação prática no dia-a-dia em cerca de um minuto. A partir de 15 de Março de 2010, a rubrica poderá ser vista todos os dias no espaço infantil da RTP2 e ao fim-de-semana no bloco da RTP1 para os mais novos.

Vem CONTAR-nos...

Envia para: cibernautas09@gmail.com «(*.*)» ... MAS envia-nos através do teu,por favor, porque não conseguimos fazer com que este ligue directamente! OBRIGADA!!!